Uma nova revolução digital está chegando…

Nos últimos anos temos visto um enorme avanço dos livros eletrônicos com cada vez mais títulos sendo disponibilizados neste formato e cada vez mais e melhores dispositivos para lê-los.  Esta onda está sacudindo o mundo editorial e neste período vimos diversos novos autores de sucesso surgirem através da auto-publicação.  Alguns destes autores preferem continuar com a auto-publicação, enquanto outros assinam contratos com editoras tradicionais.

Agora, este tipo de revolução está prestes a chegar ao mundo dos desenhos animados e filmes.  Em Julho deste a Valve, empresa criadora de jogos conhecidos como o Half-Life e o CounterStrike introduziu o Source Filmmaker, uma ferramenta para a criação de vídeo com a utilização do engine de renderização dos seus jogos.  A ferramenta, que ainda está em fase de desenvolvimento, já pode ser baixada por quem tem interesse em produzir seu próprio filme.

Usando o Source Filmmaker você tem controle total sobre posicionamento de câmeras, iluminação, ambiente e personagens.  É possível alterar a expressão facial dos personagens e sincronizar o movimento dos lábios com uma voz gravada.  O vídeo a seguir é a demonstração do software que está disponível para download, sem custo.

Desde que o software foi disponibilizado um grande número de pessoas já o baixou.  As primeiras experiências publicadas na Web são bem interessantes.  O vídeo abaixo mostra uma cena do filme Matrix reproduzida utilizando-se personagens e elementos visuais dos jogos da Valve.

A própria Valve vem utilizando a ferramenta para preparar filmes promocionais de seus jogos, bem como cenas de abertura e para dar andamento nas histórias dos mesmos.  Para comemorar a disponibilização da ferramenta para o público a Valve criou um vídeo de apresentação de um personagem do seu jogo Team Fortress 2.

Como pode perceber a maioria destes vídeos é claramente estilizada com personagens caricatos que lembram um pouco os personagens do filme “Os Incríveis”.  Isso pode levar uma pessoa desavisada a imaginar que este é o único tipo de filme que pode ser feito com o Source Filmmaker.  Se estiver pensando desta forma, assista ao próximo filme que é um trailer do mais recente lançamento da Valve: “ContrerStrike Global Offensive”.

AVISO:  Este vídeo não é recomendado para menores de 17 anos.  É filme é bastante violento e explícito.

Este vídeo dá uma boa ideia de que o Source Filmmaker pode criar filmes bem diferentes do que vimos nos primeiros exemplos.  Este filme é bem mais sofisticado e detalhado do que outros que aparecem no início deste post.

Nos próximos anos, com a evolução deste e outras ferramentas similares devemos começar a ver aparecer uma quantidade crescente de produções independentes de qualidade, num tipo de mídia que até agora era dominado por empresas com produções multi-milionárias.



Leave a Reply