Lendo eBooks no seu iPod Touch ou iPhone

Eu já utilizei todo tipo de dispositivo portátil para ler livros eletrônicos, ou eBooks, más aquele quemais me agradou até hoje foi o meu iPod Touch.  Poucos parecem imaginar que pode ser uma boa experiência ler um livro num iPod ou num iPhone, mas a versatilidade do aparelho permite que ele ofereça uma experiência agradável em todo tipo de ambiente.

O fato de usá-lo para ouvir música, ler email, acessar o Twitter, etc, o torna um companheiro constante.  Isso faz com que você tenha muito mais oportunidade de ler um pouco do seu livro mais recente do que se tivesse de carregar o livro de papel, ou mesmo um aparelho leitor dedicado.  Atualmente leio, ou escuto no caso de audiobooks,  em torno de cinquenta a sessenta livros por ano e se tivesse tempo livre para isso leria muito mais.

Esta última afirmativa é um componente muito importante do meu relacionamento bem sucedido com o meu iPod Touch.  Eu uso o aparelho para escutar audiobooks quando estou no trânsito, no mercado ou realizando qualquer tipo de atividade repetitiva ou mecânica.  Além disso eu uso para acessar o Twitter, para ler emails, etc.  Isso faz com que o iPod esteja sempre comigo e consequentemente eu tenho muito mais oportunidade para ler um pouquinho numa brecha que aparece, como aguardar numa fila de banco.

Há uma boa variedade de aplicações disponíveis de graça para a leitura no iPhone e no iPod.  Os principais são o eReader, o Stanza e, é claro, o Kindle for iPhone da Amazon.   Destes, o Stanza é o que oferece a melhor experiência de uso, seguido de perto pelo eReader.  O Kindle for iPhone ainda está num distante terceiro lugar como leitor para livros de ficção, mas lida bem com ilustrações maiores e pode ser uma boa opção para ler livros não-ficção.

Telas capturadas do Stanza e do eReader.

A figura acima mostra telas de leitura capturadas do Stanza (esquerda) e do eReader (direita).  Ambas as aplicações permitem que você troque o tipo, tamanho e a cor da letra e do funda da tela.  Ambos oferecem modos de leitura noturna que colocam o fundo escuro com letras claras e que realmente torna a leitura em ambientes escuros muito mais agradável.

Outro tipo de publicação que tem muitos interessados é a estória em quadrinhos.  Eu não comprava uma, tirando o eventual livro do Asterix, há anos.  Isso mudou recentemente quando a curiosidade por ver como seria uma séria de quadrinhos oferecida diretamente pela editora no Apple AppStore.  Comprei e fiquei bastante impressionado com a qualidade da experiência.  A tela do iPod, como do iPhone tem uma ótima qualidade de imagem e os quadrinhos pareciam muito mais bonitos nela do que me lembro deles em papel.

Página de uma estória em quadrinhos da série Star Wars na tela do iPod Touch.

Conteúdo em português para ler em formato digital ainda é escasso.  Como podem ver das telas que mostrei aqui, todas as publicações que leio são em inglês.  Nos próximos anos isso deve, gradativamente, ir melhorando, acompanhando a chegada de leitores dedicados e o uso mais frequente de dispositivos como o iPod ou o iPhone para este fim.

Há meses circulam boatos de que a Apple irá lançar um aparelho com uma tela maior.  Isto se confirmando poderá dar um grande impulso a leitura em formato digital, devido às demais utilidades do aparelho que  tornam o possível investimento mais atraente do que o feito em um aparelho que é dedicado à leitura.

Já experimentou ler no seu iPod ou iPhone?  Tente!  Você pode se surpreender.



2 Responses to “ “Lendo eBooks no seu iPod Touch ou iPhone”

  1. RGold says:

    Creio que a adoção do hábito da leitura em dispositivos móveis é mais fácil para quem não teve o hábito da leitura de livros e jornais em papel.

    Estou no meio da transição, já tendo me habituado a ler – por horas a fio – no monitor. No entanto, telas pequenas como as do iPod, iPhone ou Kindle ainda não fazem parte do meu repertório, o que não quer dizer que não me esforçarei para me adaptar.

    Excelente texto.

  2. Thyeme says:

    Muito legal seu post fi. Na verdade, comprei o ipod touch faz um tempinho, e não me preocupei em baixar aplicativos nem nada, mas agora necessito ler no ipod por questão de tempo mesmo, e daí vim vasculhar na internet o caminho pra fazer isso, seu site me deu um empurrão!!Obrigada …be safe!!

Leave a Reply